A transformação digital permite uma verdadeira revolução no ambiente interno das organizações. Por meio dela é possível inserir novas tecnologias que são responsáveis por melhorar o fluxo de informações e conseguir um gerenciamento mais eficiente do seu negócio.

Os sistemas de gestão online são um dos principais atores dessa transformação, permitindo que sua empresa possa se modernizar e entrar em uma nova era. Com isso, permite-se que os líderes consigam trabalhar com maior eficiência e a loja consiga maior lucratividade ao longo do tempo.

Continue lendo e veja a importância de contar com um sistema desta natureza. Boa leitura e tire suas dúvidas sobre o assunto.

Redução de custos

Um software de gestão online permite que os gestores, bem como a alta diretoria, consigam avaliar se há a presença de gargalos internos que podem estar comprometendo as rotinas internas, bem como gerando gargalos que representem custos elevados para a organização.

Por exemplo, ele permite que, com uma gestão integrada, avalie-se se há algum entrave que possa atrapalhar o fluxo de tarefas entre os setores e, assim, reduzir os problemas existentes.

Com isso, torna-se possível reduzir os custos internos e conseguir, desta forma, uma maior otimização dos recursos da organização. Pode-se, assim, utilizar os valores poupados para o investimento em outras áreas que estejam demandando mudanças.

Acompanhamento das vendas

Por meio de um sistema de gestão online, os gestores das mais diferentes áreas, bem como a alta diretoria, podem acompanhar as vendas da sua loja em tempo real, conseguindo perceber se há algum tipo de alteração nos padrões diários.

Por exemplo, se ocorrer uma alteração drástica no número de vendas em uma semana, pode-se buscar quais são as razões para esse tipo de alteração, solucionando uma possível crise antes que ela traga consequências severas para seu negócio.

Economia de tempo

Um sistema de gestão online permite a automação de uma série de tarefas que, quando feitas de forma manual, podem elevar o tempo de realização das funções cotidianas. Quer ver um exemplo disso?

Imagine realizar o balanço de estoque do negócio de forma manual, registrando a entrada e saída de itens de forma manual, bem como o controle do inventário. Ao utilizar um sistema de gestão que tenha esse tipo de função, torna-se possível conseguir reduzir o tempo de preenchimentos manuais, permitindo os colaboradores a se dedicarem a outras tarefas analíticas na organização.

Segurança da informação

Os sistemas de gestão que operam online, ou seja, na nuvem, normalmente contam com mecanismos de segurança da informação que impedem problemas que possam comprometer a veracidade e sigilo dos dados.

Além disso, por estar hospedado em um servidor cloud, eles não estão sujeitos a problemas de indisponibilidade, como queimas de HDs, perdas e roubos de equipamentos, entre outros pontos que podem gerar o comprometimento dos sistemas instalados fisicamente. Com isso, torna-se possível ter uma gestão da informação também otimizada.

Com isso, mesmo que as máquinas da sua empresa sofram alguma pane, as informações contidas no sistema estarão disponíveis para serem acessadas por meio de qualquer dispositivo.

Gestão integrada

Um sistema de gestão online permite que os gestores consigam ter uma visão holística da organização, avaliando os dados como um todo. Isso é fundamental, principalmente, quando as lideranças passam a compreender que seus trabalhos interferem nas funções dos demais.

Por exemplo, os dados que são produzidos pelo setor de marketing são fundamentais para a atuação de vendas e vice-versa. Da mesma forma, a área de finanças precisa acompanhar todos esses dados para determinar como será o direcionamento das verbas internas.

Com um sistema único, podendo ser utilizado pelos diversos setores, é possível, assim, que cada setor acompanhe os dados e indicadores das demais áreas e consiga-se fazer uma gestão integrada em sua empresa.

Acesso dos dados otimizado

Por se tratar de um sistema online, hospedado em cloud, ele pode ser acessado por meio de qualquer máquina com conexão à Internet. Desta forma, pode-se, por exemplo, conseguir acessar os dados, mesmo em uma viagem corporativa, exercendo suas funções e sem perda de produtividade.

Além disso, por meio dessa função, pode-se implementar uma rotina de trabalho flexível, permitindo que seus colaboradores possam operar remotamente, em esquema home office.

Melhoria na tomada de decisões

Com um maior volume de dados em mãos, podendo ser analisados de forma automatizada, os gestores podem realizar tomadas de decisões mais bem embasadas, sem achismos, evitando erros que possam comprometer o crescimento da sua empresa.

Por exemplo, sua loja quer abrir uma nova unidade, o que implica em maiores gastos a longo prazo. Com os dados gerados pelos sistemas de gestão online, é possível avaliar se, de fato, é um bom momento para isso ou se é melhor aguardar uma fase mais oportuna para a organização.

Diminuição de falhas

Como boa parte das tarefas são automatizadas, reduz-se o número de falhas ocorrentes por erros humanos. Muitos dos problemas desta natureza podem comprometer, até mesmo, a experiência do cliente em seu negócio.

Voltemos ao exemplo do estoque. Vamos supor que, no preenchimento manual, o gestor responsável não tenha atualizado os números no final do dia. No sistema constará que há um volume maior do item disponível, gerando vendas no e-commerce as quais a organização não terá estoque para suprir. Com isso, a experiência do consumidor fica comprometida, podendo até mesmo gerar reclamações posteriores em redes sociais.

Atendimento à legislação

Com a promulgação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), aumenta-se a responsabilidade das empresas sobre os dados que coletam, podendo sofrer sanções em caso de problemas.

Softwares de gestão online atualizados já realizam toda a adequação para as leis vigentes, garantindo que sua empresa realizará a coleta adequada das informações, bem como a proteção necessária para evitar vazamentos posteriores.

Além disso, caso seja criada alguma nova lei que interfere no uso de dados, a empresa responsável pode atualizar o sistema automaticamente, não sendo necessário que o usuário tenha que realizar algum tipo de download para ter acesso à versão final.

Contar com um sistema de gestão online é fundamental para que sua loja consiga obter melhores resultados e, consequentemente, despontar no mercado. Por isso, encontre a solução ideal e desfrute dos resultados.

Quer contar com um sistema incrível para uma gestão integrada e eficiente da sua empresa? Conheça o CISSLive. Ele permite o lançamento automático de notas de entrada, realização de relatórios gerenciais personalizados, entre outras funções essenciais para os negócios. Entre em contato e converse com um de nossos consultores sobre o tema.

Compartilhar