Até pouco tempo atrás, manter um bom relacionamento com fornecedores não era prioridade nas empresas. Eles eram vistos apenas como parceiros que deveriam cumprir uma obrigação mediante contrato e nada mais. No entanto, muita coisa mudou: hoje, a função exercida por eles para garantir o sucesso de seu negócio é bastante estratégica.

Essas mudanças significativas aconteceram porque os estabelecimentos descobriram muitos benefícios agregados. Por exemplo, quem não gostaria de ter o melhor em suas prateleiras e por um excelente custo-benefício? E imagine fazer com que isso chegue até a casa do consumidor com essa mesma característica?

Esse é um fator que fez com que essa transformação nas relações se tornasse mais urgente. E você, sabe como adotar essa postura com seus principais fornecedores? Continue a leitura para entender melhor sobre a importância desse assunto!

Por que o fornecedor é importante para seu supermercado?

O fornecedor é o grande responsável por realizar as entregas de produtos e serviços, seja para que seu estabelecimento venda ou mesmo para que ele opere no dia a dia, como é o caso de softwares de gestão. Esse é um trabalho que influencia diretamente todas as atividades do estabelecimento.

Afinal, sem as mercadorias certas, é impossível vender bem, e isso pode impactar até mesmo a experiência do consumidor: se ele não sentir que encontra o que precisa no supermercado, se sente mal-atendido e não volta mais. Assim como sem um sistema que opere em perfeitas condições no checkout é impossível efetuar as vendas e atender bem os clientes. Por isso, manter um bom relacionamento com fornecedores assegura satisfação de maneira geral. Essa é uma ação de respeito e também uma questão de estratégia de mercado.

Quais são as principais vantagens de um bom relacionamento com fornecedores?

Ter um bom relacionamento com fornecedores traz algumas vantagens para seu negócio. Conheça as principais a seguir.

Cumprimento de prazos

Cumprir prazos é considerado o básico em qualquer acordo comercial com fornecedores. No entanto, quando você tem um relacionamento amigável com ele, há menos chances de atrasos e uma possibilidade maior de negociar para que algo seja entregue com maior agilidade.

Sucesso na administração do negócio

O sucesso na administração do negócio atinge os dois lados envolvidos. Assim como o supermercado passa a contar com uma variedade maior de produtos e está sempre preparado para atender às demandas dos consumidores, o fornecedor conta com um cliente assíduo e fidelizado para continuar a vender. Todos saem ganhando!

Aumento da satisfação dos clientes

Com as demandas sempre atendidas e a percepção de um mix de produtos variado e de qualidade, a satisfação dos clientes é garantida. Assim, eles retornarão sempre ao estabelecimento e ainda farão indicações a familiares e amigos, o que ajuda bastante a aumentar o fluxo de vendas e a divulgação do negócio.

Possibilidade de crescimento

Ao manter um bom relacionamento com fornecedores, seu supermercado tem uma possibilidade maior de crescer, visto que passa a contar com um grande diferencial e se torna mais competitivo no mercado, destacando-se em meio aos concorrentes.

Otimização dos processos

Aquele fornecedor que cumpre com os combinados e está disponível para estabelecer uma boa comunicação ajuda a otimizar todos os processos internos do negócio. Você passa a cumprir um calendário de pedidos e entregas mais preciso, consegue mais agilidade em reposições e tem acesso a novidades antes de qualquer um.

Boas opções de pagamento

Uma parceria com fornecedores ajuda a ter algumas condições diferenciadas de pagamento. Você pode fazer isso por meio de contratos a longo prazo ou mesmo para trabalhar exclusivamente com eles. Tudo isso reflete na negociação de valores, que será mais acessível para você e também para seus clientes.

Aumento da reputação no mercado

Com todas essas questões contempladas, a consequência final é bastante positiva. Da mesma forma que o supermercado aumenta a sua reputação no mercado e firma seu posicionamento, o fornecedor expande sua cartela de clientes diante de cases de sucesso com parcerias e contratos.

Quais estratégias podem ser adotadas pelo supermercado para fortalecer a relação?

Manter um bom relacionamento com fornecedores depende de algumas estratégicas básicas que favorecem as duas partes envolvidas na negociação. Veja algumas delas!

Fortaleça a comunicação

Tenha sempre um bom diálogo com seus fornecedores. Quando for necessário, promova reuniões, fale por telefone e troque informações constantemente para que todos se mantenham atualizados a respeito de seus planos. Assim, será mais fácil fazer alguma solicitação ou renegociar alguma necessidade caso surja um imprevisto ou urgência.

Mantenha o pagamento em dia

Lembre-se de que os fornecedores também precisam manter seu planejamento financeiro em dia. Sendo assim, não se esqueça de realizar os pagamentos na data certa, conforme firmado em contrato. Isso é um detalhe simples que evita muitos desentendimentos e dores de cabeça.

Seja organizado nos pedidos

É fundamental manter uma boa organização em seus pedidos. Faça todos com o máximo de antecedência possível para que os fornecedores também cumpram os prazos e prestem um atendimento de qualidade. Esse pequeno cuidado mostra que você valoriza os serviços prestados por eles e permite mais flexibilidade em negociações futuras.

Preze sempre pela qualidade

Muitos gestores focam apenas a compra com preços baixos. Porém, é essencial entender que a qualidade do produto deve vir em primeiro lugar, já que isso garante a satisfação do cliente. Antes de pedir qualquer negociação ou desconto, leve em conta que seu fornecedor trabalha com produtos exemplares e que você pagará por algo que realmente trará um retorno positivo para seu investimento.

Como é possível perceber, o bom relacionamento com fornecedores faz toda a diferença para que seu supermercado continue a crescer e a conquistar mais clientes. Para muito além da questão básica de respeito entre partes que precisam trabalhar juntas, essa atitude traz vários benefícios para todos os envolvidos.

E agora que você já sabe de tudo isso, pode começar a pesquisar e procurar por aqueles fornecedores que mais se encaixam em seu perfil de negócio. Com certeza, esse será o início de uma relação de muito sucesso!

Este conteúdo foi útil para você? Então, não deixe de compartilhar nosso artigo em suas redes sociais para que seus amigos e membros do networking tenham acesso a essas dicas e informações essenciais para uma boa atuação no mercado.

Compartilhar