O mix de produtos se trata da variedade de mercadorias que um estabelecimento oferece aos seus clientes. Nem sempre a quantidade delas será a chave para o sucesso de vendas.

Na verdade, certas variáveis devem ser analisadas para chegar à combinação certa do que será realmente eficiente para o seu supermercado. É fundamental levá-las em conta não apenas para assegurar a lucratividade, mas para expandir o seu negócio.

Quer saber como diversificar o seu mix de produtos? Confira algumas dicas nesse artigo e entenda melhor sobre esse assunto tão importante para o seu negócio!

Por que é importante pensar no mix de produtos?

Pensar em um mix de produtos para o supermercado é indispensável por diversas razões. Para começar, é essa variedade que atrai e convida clientes para o seu supermercado.

Isso refletirá nas vendas, é claro, mas também será uma forma de agregar um diferencial competitivo para que o estabelecimento se posicione no mercado. O negócio ganhará mais espaço em meio à concorrência e conseguirá envolver um público ainda maior.

Como consequência, o supermercado cresce e você terá como investir em um mix ainda maior, além de atender às exigências sazonais ou eventuais do seu público. As demandas atendidas com eficiência garantem uma imagem mais estruturada do seu negócio perante os consumidores, que serão fidelizados.

Como diversificar seu cenário e adotar essa alternativa?

Para estabelecer qual será o seu mix de produtos, é preciso seguir algumas etapas de planejamento e testes. Assim, o resultado será mais preciso e você saberá como e quando inovar ou mudar as mercadorias. Veja o que fazer!

Conheça bem os clientes

O principal objetivo de investir em um mix de produtos é aumentar as vendas do supermercado. Sendo assim, é muito importante conhecer bem o seu público-alvo para escolher mercadorias pelas quais ele realmente se interessa.

Para isso, quanto mais informações sobre os seus clientes melhor: gênero, idade, estado civil, renda, profissão e até mesmo quais são seus hobbies e desejos. Com o perfil de cliente ideal, fica muito mais simples escolher o mix de produtos que vai funcionar melhor.

Além disso, você também pode trabalhar com uma pesquisa de satisfação para entender quais marcas eles mais gostam de consumir e o que eles gostariam de encontrar no seu supermercado que atualmente não encontram.

Analise o mercado

Também é importante pensar no mercado. Quais são as demandas em vigor? Quais são as tendências, as marcas e os produtos em alta no momento? Pesquise com fornecedores sobre os próximos lançamentos, o que tem sido mais vendido e também busque incluir novas marcas.

Ao mesmo tempo, é importante que você estude seus concorrentes e quais produtos já são oferecidos por eles. Essas informações te ajudarão a ter clareza sobre lacunas ainda não exploradas que podem ter uma demanda reprimida na região, se tornando uma oportunidade de diferenciação para o seu supermercado.

Atente-se à sazonalidade

Além da inovação, é fundamental levar em conta datas sazonais para adequar o mix de produtos. Geralmente as pessoas estão mais dispostas a gastar mais em datas especiais, por isso, Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e Black Friday, por exemplo, sempre trazem possibilidades para vender mais e atrair novos clientes.

Atente-se aos produtos que são mais procurados em cada data e qual o público-alvo de cada uma para se planejar com antecedência e garantir os estoques. Lembre-se ainda de que as pessoas esperam promoções especiais nesses períodos, por isso, não esqueça de considerar esse aumento nas vendas para conseguir suprir a demanda.

Monitore o estoque

Por meio de uma análise de estoque, será possível identificar produtos que têm uma boa saída e perceber aqueles que ficam encalhados e têm um desempenho negativo. É importante analisar também se esse padrão de vendas se repete ao longo do ano ou varia de acordo com a sazonalidade. Assim, nas próximas compras, o investimento será mais acertado e seu estoque pode ser mais enxuto, evitando o desperdício.

Neste sentido, os softwares de gestão especializados em supermercados podem ajudar muito, não apenas monitorando as quantidades disponíveis no estoque e seu histórico de vendas, mas também no cálculo de previsão de demanda e curva ABC.

Faça testes

Por fim, não se esqueça de fazer testes periódicos com um mix de produtos escolhido. Só assim, você descobrirá melhor como será sua aceitação e por que aquela seleção agradou ou deixou de agradar o consumidor. Não se esqueça de sempre se manter atualizado e trazer novidades para o seu supermercado.

Viu como é possível diversificar e investir em um mix de produtos completo para o seu supermercado? Com essas dicas em mãos, você fará excelentes escolhas e terá um ótimo retorno.

Se você gostou deste artigo e quer se aprofundar ainda mais no conteúdo, descubra também 5 dicas para aumentar suas vendas em datas comemorativas e prepare seu calendário de ações com antecedência!

Compartilhar